sexta-feira, 29 de julho de 2016

Fechamento de Julho/2016

No meu último post eu estava bem empolgado com o andamento do mês de Julho, realmente estava espetacular o rendimento e como as coisas estavam indo. Essa semana e particularmente hoje eu fiquei decepcionado comigo mesmo. Cometi erros que a essa altura do campeonato e do meu conhecimento, já não deviam acontecer. O primeiro objetivo que era os 50k estavam ali, cheguei a sentir o cheiro deles, mas o emocional + falta de atenção me fizeram devolver uma bela parte dos ganhos do mês.

Ainda assim o fechamento é bem positivo. Fiz um aporte de R$ 2.700,00, justamente porque até a semana passada com esse valor faltavam apenas algumas centenas para chegar nos 50k. O Rendimento mensal na bolsa acabou ficando em +8.5%, abaixo dos +11% do Ibovespa (o que me deixa mais chatiado). Não irei comentar os trades/erros porém fica como lição.




Esse mês o IR já mandou lembranças e algumas das operações que fechei e geraram lucros a mordida já foi de quase R$ 700,00, já descontados na tabela acima. Inclusive fica o lembrete para eu organizar melhor o controle disso e deixar registrado em excel também. Como sou 100% bolsa, a evolução do patrimônio e a evolução do meus investimentos em bolsa são considerados por mim a mesma coisa (segunda coluna), visto que eu não considero minha reservinha de emergência como patrimônio.

Agora falando de gastos, comecei a cortar alguns deles. Já identifiquei alguns pontos e espero até o final de agosto ter dar uma enxugada de 15% nos meus custos. Isso vai me dar uma brecha para alimentar de forma mais regular o "bolo fecal". Mal posso esperar fevereiro/2017, data na qual me livrarei de um custo fixo de aproximadamente R$ 1.000,00/mês, que provavelmente será convertido em aporte.

Acho que é isso, julho estava sendo incrível mas acabou sendo apenas OK em termos de rendimentos. Porém o simples fato de ter conseguido aportar um valor bem significativo me deixou satisfeito. Até o final do ano os aportes ainda serão bem irregulares.

Um comentário:

  1. Grande amigo, muito bom o aporte do mes hem! Temos esse problema emocional de que perdemos, mas na verdade e que deixamos de ganhar mais. Esta no caminho certo, basta continuar com foco.

    Parabens pela otima rentabilidade.

    Boa sorte

    ResponderExcluir