sábado, 23 de julho de 2016

De volta ao presente

Como falei no último post precisava me organizar melhor e realmente controlar toda a evolução e investimento na ponta do lápis, ou melhor, célula a célula do Excel. Logo peguei os extratos e notas de corretagens para montar a evolução dos meus investimento até Junho/2016.

Como citei 2015 no histórico na bolsa, não remontei 2015 em planilha por praticidade e por não haver tanto a ser visto/analisado.

O primeiro passo foi relembrar como funcionava o cálculo de rendimento por cotas, afinal calcular o rendimento de forma equivocada seria trágico. Não sei se está 100% mas pesquisei um bucado, peguei umas planilhas de exemplo (apenas para consultar) e montei a minha. Provavelmente irei evolui-la mais com o tempo.

Como vocês devem imaginar, eu não criei uma segunda tabela para especificar os investimentos pois estão operando 100% em ações. Eventualmente dou alguns "tiros" com opções, mas de forma bem contida e controlada.


Como é possível ver, o primeiro semestre foi ótimo. Considerando que o Ibovespa fechou com 43.349,96 pontos no último dia útil de dezembro de 2015, temos um upside de 18,86% no índice até 30 de junho. Comparativo de rendimento acumulado mês a mês do primeiro semestre:


Não tenho certeza se essa comparação nesse formato é tão válida, se estiver incorreta ou existir uma forma melhor de comparar me avisem.

Provavelmente vocês devem estar se perguntando: e o IR, já está descontado? Sim e não.
Como assim? Os valores acima não estão descontados, porém eu estou no "crédito", pois em 2012 e 2013 eu perdi uma grana na bolsa (quase toda rs). Logo isso é dinheiro no bolso do papai mesmo :)

Sobre Julho posso adiantar que está sendo um excelente mês também, porém já consumi todo meu crédito de IR até junho, então mesmo se a rentabilidade for boa, o leão vai dar uma bela mordida visto que eu fechei vários trades esse mês de julho :(

Eu venho usando o bússola do investidor para lidar com o IR (direto crio novos e-mails para testar durante 7 dias kkk). Minha corretora (Mycap) tem uma ferramenta para isso mas é cara para mim. Alguém tem alguma forma de lidar com o IR de ações de forma automatizada que não seja cara? Dá muito trabalho manualmente.

Abraço!

2 comentários:

  1. Muito boa a postagem amigo! Está evoluindo muito a sua rentabilidade parabens!

    Percebi que usa o calculo de 10,00 por cota, vejo aqui na Blogosfera que muitos usam as planilhas do nosso amigo (alemdapoupança), de uma olhada quem sabe pode lhe ajudar na sua tb. Ele usa o valor de 1,00 para o sistema de cotas. Segue o link: http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/search/label/Planilhas

    Espero que ajude

    Ja está no blogroll!

    Boa sorte

    Bons Ventos e Mares Tranquilos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marujo.

      Realmente eu não pesquisei ou mesmo me atentei no momento de escolher o valor para a cota. Irei verificar melhor como proceder. Obrigado pela dica.

      Também está no blogroll.

      Sucesso e abraço.

      Excluir